Muitas vezes deixada para segundo plano, a limpeza e a manutenção do seu colchão são essenciais tanto para a sua durabilidade como para a qualidade do seu sono. Cuidar da sua cama significa dormir num ambiente mais saudável, livre de micróbios, bactérias, ácaros e fungos que se acumulam com o uso diário. Sem uma rotina adequada, o colchão pode transformar-se num foco de alergias, odores e desconforto.

Mas afinal, quando e como deve limpar o colchão? Como remover nódoas difíceis, eliminar maus odores e manter o colchão em perfeitas condições dia após dia? Neste guia completo, encontra tudo o que precisa de saber para cuidar do seu colchão de forma eficaz. Com estas técnicas simples, vai recuperar o frescor da sua cama e voltar a dormir descansado.
Como limpar um colchão: 6 passos essenciais
Antes de tratar nódoas específicas, é fundamental fazer uma limpeza geral ao colchão passo a passo. Este processo de base remove o pó, os ácaros e a sujidade superficial, preparando o colchão para tratamentos mais localizados, se necessário. Siga estes passos por ordem.
- Remova a roupa de cama: retire lençóis, capas, edredões e almofadas. Lave a roupa de cama a 60 ºC para eliminar ácaros e bactérias.
- Aspire a Fundo: Passe o aspirador por toda a superfície, prestando especial atenção às costuras e laterais, onde os ácaros se acumulam.
- Limpeza Húmida: Limpe com um pano humedecido em água morna e um detergente suave. Esprema bem o pano para evitar encharcar o colchão.
- Ataque às Manchas: Trate manchas específicas (como urina, suor ou sangue) com os produtos recomendados mais abaixo.
- Desodorize com Bicarbonato: Polvilhe bicarbonato de sódio generosamente e deixe atuar durante, pelo menos, 4 horas para eliminar odores.
- Aspiração Final e Aeração: Aspire o bicarbonato e deixe o colchão arejar completamente até secar. Para acelerar o processo, pode usar um secador de cabelo em modo frio ou morno, nunca quente.
Bom saber: A maioria das técnicas descritas neste guia também são adequadas para a limpeza e manutenção profunda de um topper ou sobrecolchão.
Produtos recomendados para limpeza
Não são necessários produtos de limpeza especializados ou caros. Os melhores aliados para um colchão limpo estão, muito provavelmente, já na sua despensa ou armário de limpeza. Conheça os produtos caseiros mais eficazes, as suas utilizações e como aplicá-los em segurança.
Vinagre branco
O vinagre branco é um produto de limpeza ecológico e multiusos muito eficaz. A partir de 8% de acidez, é capaz de higienizar, neutralizar odores e suavizar os tecidos.
Modo de uso: A mistura tem que ser 50% água morna + 50% vinagre. Utilize a solução em toda a superfície do colchão para evitar aureolas, procedendo por zonas. Limpe progressivamente cada área (equivalente mais ou menos ao tamanho de 4 esponjas) antes de passar à seguinte. Termine enxaguando com uma luva de banho molhada em água limpa e seque com um pano seco antes de deixar o colchão arejar.
Bom saber: Nunca misture vinagre com lixívia. Esta combinação liberta gases clorados tóxicos e perigosos. Evite misturar vinagre com bicarbonato de sódio para limpeza, pois neutralizam-se mutuamente, anulando a sua eficácia. A reação efervescente entre vinagre e bicarbonato é útil para desentupir ralos, mas não para limpar superfícies.
Bicarbonato de sodio
É a aposta mais segura e versátil sem qualquer risco para o colchão. O bicarbonato é um produto de limpeza útil para se ter em casa, perfeito para desodorizar e absorver humidade.
Modo de uso: Polvilhe bicarbonato puro (ou combinado com óleos essenciais) sobre toda a superfície do colchão. Esfregue suavemente com a palma da mão, uma esponja ou uma luva para fazer penetrar o pó. Deixe atuar entre 30 minutos a 1 hora para refrescar; se possível, deixe durante todo o dia – quanto mais tempo, melhor atuará contra bactérias, bolor, humidade e maus odores. Utilize uma pá e vassoura de lixo limpas para remover o máximo de pó possível antes de aspirar profundamente.
Dica extra: Para um aroma fresco, adicione 10-15 gotas de óleo essencial (lavanda, limão ou tea tree) a uma chávena de bicarbonato antes de aplicar.
Álcool de limpeza
O álcool de limpeza serve para lavar e desinfetar quase toda a casa. É um produto multiusos potente e muito económico. É particularmente eficaz contra nódoas de suor, vinho e urina, pois evapora rapidamente sem deixar humidade residual.
Modo de uso: Moa um pano limpo em álcool de limpeza diluído num pouco de água. Esfregue a nódoa suavemente antes de enxaguar com água limpa e secar.
Bom saber: Utilize-o com cuidado, com luvas, num espaço aberto ou bem ventilado e longe de qualquer fonte de calor ou chama.
Carbonato de sódio
Mais forte que o bicarbonato de sódio, é uma substância natural usada na fabrico de sabões e um excelente aliado para a limpeza da casa. É especialmente eficaz contra nódoas difíceis de limpar como vinho, sangue, gordura e vómito.
Modo de uso: Dilua 1 a 2 colheres de sopa de carbonato de sódio em 1 litro de água quente. Quando a preparação estiver homogénea, molhe e esprema bem uma esponja ou luva antes de esfregar toda a superfície do colchão. Enxague com uma luva de água quente e seque com toalhas ou panos secos. Termine com um secador de cabelo e deixe o colchão arejar. Utilize sempre luvas e óculos de proteção, pois é irritante para a pele e perigoso para os olhos.
Bom saber: Se não gostar do odor residual, pode polvilhar bicarbonato de sódio ou talco após a limpeza e secagem. Deixe atuar durante algumas horas e aspire o pó em excesso.
Detergente de loiça
Produto doméstico essencial, é eficaz contra nódoas de gordura e proteínas, sendo frequentemente usado para desnódoar tecidos. É um dos produtos mais seguros para uma primeira tentativa de limpeza, sendo suave e eficaz.
Modo de uso: Adicione 3 colheres de sopa de detergente a 1 litro de água quente e agite para obter um líquido homogéneo. Esta mistura simples é inofensiva. Molhe uma esponja, esprema bem e esfregue, sem omitir zonas para evitar aureolas. Enxague com uma luva de água limpa, pressione com toalhas secas para absorver a humidade e deixe secar ao ar.
Dica extra: Use um detergente de cor clara e sem fragrâncias fortes para minimizar o risco de criar novas nódoas.
Sumo de limão
O sumo de limão é um agente de limpeza natural, ácido e com propriedades ligeiramente alvejantes. É excelente para clarear nódoas amareladas de suor e para cortar a gordura. Teste numa área discreta primeiro, especialmente em colchões de cor. A acidez pode, com o tempo, danificar fibras naturais se usada em excesso. Use com moderação.
Modo de uso: Esprema sumo de limão fresco. Pode aplicá-lo diretamente na nódoa com um pano ou, para maior poder clareante, fazer uma pasta misturando sumo de limão com bicarbonato de sódio. Aplique, deixe atuar por 15-30 minutos e depois limpe com um pano húmido. Seque bem a área.
Dica extra: A mistura de sumo de limão com bicarbonato cria uma reação efervescente que ajuda a levantar a sujidade embebida. É uma combinação clássica para nódoas de suor e manchas amarelas.
Água oxigenada
A água oxigenada (peróxido de hidrogénio) é um desinfetante e alvejante suave, muito eficaz para clarear e eliminar matéria orgânica. É uma das melhores soluções para nódoas de sangue. Teste sempre numa área pequena e discreta do colchão primeiro, pois pode ter um ligeiro efeito de clareamento em tecidos coloridos. Mantenha fora do alcance das crianças e evite o contacto com os olhos.
Modo de uso: Use água oxigenada de volume 10 (3%). Molhe um cotonete ou pano limpo e aplique suavemente sobre a nódoa, sem esfregar, para não espalhar. Deixe atuar durante 5-10 minutos. Absorva o excesso com um pano seco e limpo. Se necessário, repita o processo. Deixe a área arejar completamente.
Bom saber: Para nódoas de sangue antigas e tecidos brancos, pode misturar uma parte de água oxigenada com uma parte de detergente da loiça e aplicar como descrito.
Amónia
Sendo uma substância bastante agressiva, recomendamos que seja usada apenas como último recurso. É fundamental usar luvas, óculos e máscara.
Modo de uso: Num balde com 1 a 2 litros de água morna, deite 5 a 10 gotas de detergente da loiça e ½ copo de amónia. Molhe e esprema bem uma esponja no líquido. Esfregue a superfície do colchão, insistindo nas nódoas. Enxague a esponja com água limpa e passe-a por todo o colchão para remover os resíduos de amónia. Seque com toalhas e deixe o colchão a arejar para dissipar o odor. Colocar o colchão ao sol após a limpeza ajuda a dissipar mais rapidamente o cheiro forte da amónia.
Bom saber: Nunca misture com lixívia. Use apenas numa divisão muito bem ventilada. É altamente inflamável – não fume durante o uso.
Máquina de Vapor
Se tem uma máquina de vapor, pode usá-la para uma limpeza profunda, que atua contra bactérias e ácaros. Esta é a melhor técnica para quem sofre de alergias, pois elimina os ácaros de forma mais eficaz do que a limpeza a seco.
Modo de uso: Passe o aspirador pelo colchão primeiro. Depois, utilize a vaporeta de acordo com as instruções do fabricante, passando-a lentamente por toda a superfície. O vapor é simultaneamente aspirado, facilitando a secagem. Deixe o colchão arejar completamente.
Bom saber: Não utilize em colchões sensíveis ao calor ou à humidade. Não sature a espuma com demasiada água.
Como tratar cada tipo de mancha
Urina, manchas amarelas, mancha de café, de suor, de sangue… Siga este guia rápido para um colchão impecável, sem odores e higienizado.
- Vinho ou café: misturar água + álcool (50/50). Absorver o excesso, aplicar a solução, esfregar, e secar.
- Chocolate: água fria, se necessário, álcool de limpeza.
- Suor: misturar 1 colher de bicarbonato + sumo de limão. Aplicar, deixar 30–60 minutos, limpar e secar.
- Vómito: remover excesso, limpar com água morna, desinfetar com álcool, secar.
- Urina e fezes: fresca, absorver, limpar com água morna e secar. Seca, usar álcool, água oxigenada ou vinagre + bicarbonato, deixar 1h, aspirar.
- Sangue: fresco: água fria, secar ; seco: vinagre ou água oxigenada, secar.
- Humidade: misturar maisena + sal + limão, aplicar, deixar 1h, aspirar, e ventilar bem.
- Gordura: cobrir com talco e papel absorvente, passar ferro morno e finalizar com detergente.
Tabela de produtos e utensílios por tipo de mancha
| Mancha | Produtos recomendados | Utensílios |
|---|---|---|
| Vinho / Álcool | Água + álcool de limpeza | Esponja ou luva de banho |
| Café | Sal grosso ou amido de milho (maisena) | Papel absorvente ou pano |
| Chocolate | Água fria ou álcool | Luva de banho |
| Suor | Bicarbonato + sumo de limão | Pano, aspirador |
| Vómito | Água morna + álcool | Luva de banho ou pano seco |
| Urina | Água morna, amónia ou álcool | Esponja, toalhas, secador |
| Sangue | Água fria, vinagre ou água oxigenada | Pano, toalhas, secador |
| Fezes | Água morna, amónia ou água oxigenada | Esponja, pano ou toalha |
| Humedade | Amido de milho + sal + sumo de limão | Pano, aspirador |
| Gordura | Talco, detergente, água | Esponja, aspirador, secador |
Bom saber: Sempre teste qualquer produto numa área pequena do colchão antes de aplicar em toda a superfície. Evite saturar a espuma com líquidos.
Como eliminar maus odores
Por mais limpo que esteja, um colchão pode, com o tempo, adquirir maus odores causados pela humidade, suor ou acidentes. Esta secção é dedicada a desodorizar e refrescar o seu colchão de forma natural e eficaz, sem recorrer a ambientadores químicos que apenas mascararam os odores.
- Polvilhe generosamente por todo o colchão bicarbonato de sódio natural ou com óleos essenciais.
- Deixe atuar durante 4 a 8 horas.
- Aspire bem todo o pó.
Frequência de limpeza
A limpeza do colchão não deve ser feita apenas quando algo é derramado. Para manter um ambiente verdadeiramente saudável, é crucial estabelecer uma rotina. Saiba com que periodicidade deve realizar cada tipo de limpeza para garantir a máxima higiene sem se sobrecarregar com tarefas desnecessárias.
- Aspirar: A cada duas semanas.
- Limpeza profunda: 2 a 3 vezes por ano.
- Trocar lençóis: Semanalmente.
- Ventilar o colchão: Sempre que possível, idealmente quando muda a roupa de cama.
Manutenção preventiva
A forma mais fácil de lidar com as nódoas e os odores é impedir que eles aconteçam. Um pouco de cuidado regular pode poupar-lhe horas de limpeza intensa no futuro. Descubra os hábitos simples que pode adotar para proteger o seu colchão a longo prazo, mantendo-o limpo, seco e confortável.
- Utilize um protetor de colchão impermeável.
- Evite o excesso de água durante a limpeza.
- Ventile o quarto diariamente.
- Evite comer ou beber na cama.
- Vire ou rode o colchão consoante as instruções do fabricante.
- Lave a roupa de cama a 60 ºC.
- Após mudar os lençóis, deixe o colchão "respirar" durante algumas horas antes de o voltar a fazer.
Quando deve sustituir o colchão?
Nenhum colchão dura para sempre. Mesmo com a melhor manutenção, chega uma altura em que a substituição é a única opção para garantir um sono de qualidade. Reconheça os sinais de desgaste irreversível que indicam que é hora de investir num colchão novo. Considere substituir o seu colchão se:
- Tiver mais de 8 a 10 anos.
- Apresentar deformações visíveis ou buracos.
- Mantiver manchas ou odores persistentes mesmo após uma limpeza profunda.
- Lhe causar dores de costas ou alergias.
- A espuma não recuperar a forma original.
Conclusão
Limpar e cuidar regularmente do seu colchão em casa é a forma mais certa de garantir as melhores noites de sono. Com as nossas dicas eficazes e simples, tem agora todas as ferramentas nas suas mãos para disfrutar da sua cama e aumentar significativamente o seu tempo de vida. Pode confiar: o seu descanso e a sua saúde agradecer-lhe-ão o esforço!
Para limpar o seu colchão, comece por aspirar bem toda a superfície, trate as manchas com os produtos e misturas adequados, limpe com uma solução suave sem encharcar e finalize com bicarbonato para eliminar odores. Deixe secar totalmente antes de voltar a usar e ventile o quarto.
Já experimentou as técnicas apresentadas acima, mas nada resulta? Por vezes, a melhor solução é mesmo "deitar a toalha ao chão" perante um colchão irrecuperável e substituí-lo. No entanto, comprar o modelo certo, ao melhor preço e sem enganos, pode ser um verdadeiro desafio. Para o ajudar nessa decisão, elaborámos um guia de compra completo que explica como escolher o seu colchão. Nele, encontrará também a nossa seleção dos melhores colchões do ano, classificados por perfil de utilizador.
Preguntas frequentes
Não se preocupe, acontece mais vezes do que pensa. Dois gestos que podem salvar o seu colchão: secar com uma toalha pressionando para absorver o exceso de líquido, sem esfregar, e ventilar. Para além disto, pode usar um ventilador direcionado para o colchão, um desumidificador, e um secador de cabelo. Evite o modo quente para não danificar a espuma.
Não é a melhor opção, porque os produtos agressivos como amónia e lixívia podem degradar a espuma. Para limpar e desmanchar colchões viscoelásticos, as soluções suaves como detergente da loiça diluído ou álcool de limpeza são mais remendadas.
Os protetores modernos são respiráveis, conseguem bloquear os líquidos e permitem que a humidade do corpo escape. Verifique a presença na descrição do produto a palavra "respirável", ou na embalagem.
O mais indicado é limpar ao vapor porque oferece uma desinfeção profunda sem produtos químicos. Nesse sentido, pode usar um aspirador com filtro HEPA e escolher um colchão capas anti-ácaros que se lavam a 60ºC. Colocar uma capa de proteção respirável e com lavagem possível a 60°C.
